Que a tecnologia vem sendo uma ferramenta capaz de nos auxiliar em grande parte de nossas atividades, já não é novidade. Atualmente, até mesmo a área agrícola abriu as portas para que a tecnologia pudesse modernizar o segmento.
Inclusive, se forem comparadas a alguns anos atrás, as operações agrícolas estão bem diferentes graças à modernização.
Obviamente, o grande motivo para que houvesse tanta diferença entre as operações, está relacionado ao avanço tecnológico que, se for olhado de uma maneira mais minuciosa, a ascensão tecnológica aconteceu de uma forma bastante rápida.
Tecnologia agrícola: entenda mais
De acordo com o panorama atual, a tecnologia agrícola inclui vários tipos de sensores, utilização de máquinas e sistemas integrados.
Conforme for a situação das plantações, é necessário até mesmo usar um avental descartável para que ela não seja comprometida, porém, com a presença dos recursos tecnológicos, acaba se tornando desnecessário o uso deste e outros equipamentos.
A rotina das plantações também foi modernizada com a implantação de recursos tecnológicos, como o uso da robótica e drones, que vem revolucionando os mais diversos tipos de processos agrícolas.
Além de contar com tecnologia própria para a área, o segmento já utiliza outros meios tecnológicos conhecidos mundialmente, como: sensores de temperatura e umidade, GPS e imagens aéreas.
Todos esses avanços estão relacionados à agricultura de precisão, que naturalmente dá a liberdade de aumentar a produção, melhorar o lucro e a eficiência das atividades, e ainda por cima, promover mais segurança nas operações.
Agricultura de precisão
A Agricultura de Precisão é dona dos grandes avanços tecnológicos ligados às plantações. Esse tipo de agricultura é baseada na observação, monitoramento e gestão de todos os insumos necessários.
Contudo, não devemos esquecer da importância de ter uma licença ambiental para que todas as atividades sejam executadas.
Todas as tecnologias desenvolvidas para esse segmento surgiram da necessidade de atender as demandas e alcançar resultados favoráveis. Obviamente, os recursos tecnológicos também são utilizados como uma ferramenta para que a produção consiga aumentar.
A tecnologia também pode ser vista como um dos fatores mais importantes que possibilitaram o sucesso do emprego da agricultura de precisão nas plantações de todo o mundo.
Recursos disponibilizados por essa frente
Conforme a tecnologia vai avançando, cada vez mais são testados novos recursos para que a produção aumente. De certa forma, esses avanços vêm ajudando para que a gestão consiga observar onde os custos podem ser reduzidos.
Por sua vez, o GPS foi o grande salto para que a entrada de outras tecnologias, como o emprego de novas máquinas guiadas por computador, e o sistema de climatização para plantações em estufa pudessem fazer parte da produção.
Atualmente, é bastante comum ver tratores guiados por GPS para plantação de sementes, aplicação de pesticidas e principalmente nos processos de colheita, que possibilita para a produtora ter um ganho de performance e redução dos tempos de parada.
O sistema integrado foi outro grande avanço para a área agrícola, visto que o produtor teria em mãos vários dados importantes ligados a sua produção, fazendo com que ele tenha uma noção melhor sobre a sua produtividade.
No caso, o último grande avanço que a agropecuária presenciou foi a implementação dos drones em diversos processos. A grande vantagem dos drones, se dá pelo fato do produtor conseguir ter um acompanhamento aéreo em tempo real.
Ter esse tipo de acesso faz com que ele saiba o andamento da colheita, e além disso, trata-se de um sensoriamento remoto mais acessível, se comparado ao uso de tecnologias ligadas a satélite.
No geral, toda a estrutura da produção é analisada constantemente, considerando até mesmo fazer um laudo de máquinas e equipamentos para assegurar a produção.
Dependendo do drone, eles conseguem detectar pragas nas plantações e gargalos na produção, evitando que atrasos aconteçam.
A importância da tecnologia agrícola
Felizmente, os grandes agricultores não dependem apenas de água, fertilizantes, pesticidas e outros insumos para garantir a qualidade da plantação.
Graças à tecnologia, o produtor consegue utilizar uma quantidade mínima requerida em cada área específica, inclusive, consegue tratar cada planta de maneira única e diferenciada. No geral, as vantagens da tecnologia são:
- Aumento da produtividade;
- Redução do consumo de insumos para melhorar a produção;
- Diminuição dos impactos ambientais no ecossistema;
- Aumenta da segurança dos funcionários;
- Redução de chances de algum procedimento falhar;
- Processos operacionais mais eficientes;
- Detecta escassez;
- Apresenta a quantidade de nutrientes a serem utilizados.
Além desses avanços tecnológicos contribuírem para que a produção aumente, naturalmente a confiabilidade na plantação aumenta também, visto que por trás disso tudo, há um monitoramento em todo o campo.
Conheça nossas soluções no www.inovasolutions.com.br