Hiperautomação: o fim do trabalho humano?

Te convido a explorar um pouco mais essas questões ao longo deste artigo.

Quando vejo ou escuto essas perguntas, me recordo daquelas atividades que fazíamos e que, muitas vezes, não gostávamos porque faziam com que nos sentíssemos subestimados. Por outro lado, ainda tínhamos certeza de que, em breve, alguém ou algo seria feito para melhorar.

Posso citar várias – algumas das quais muitos de vocês nunca ouviram falar e podem até achar um absurdo terem sequer existido. Por exemplo:  

  • Escrituração fiscal: se pegava nota a nota fiscal para escrever em um livro de registro (livros fiscais). Pasmem: quando errávamos, precisávamos passar uma solução com água sanitária para corrigir!
  • Cópias mimeografadas com papel estêncil embebidos em álcool (o que hoje em dia seria inaceitável!). Foi muito utilizado pelas professoras para tirar cópias de provas ou carbono das notas fiscais, documentos, e que normalmente costumavam sujar muito as mãos.
  • Além dessas a título de exemplo, diversas outras atividades manuais e repetitivas…

Tempos Modernos

A tirinha abaixo de Bob Thaves (1996), apresentada recentemente em uma webinar que participei, ilustra muito do que estamos falando: profissionais que eram tratados como robôs, sem muitas vezes entender o resultado final do que faziam ou entregavam para os clientes.

E para tranquilizar: NÃO É O FIM DO TRABALHO HUMANO

Mas, sim, uma nova abordagem, uma transformação. Estamos nos adaptando para as novas tendências. Existem diversos artigos acadêmicos e comerciais que indicam que, enquanto algumas profissões estão sendo esvaziadas, surgem diversas outras, que nem existiam antigamente (como cientistas de dados).

O ser humano possui características que, muito dificilmente, a automação e IA irão substituir, tais como:

  • Escuta ativa (verbal/não verbal);
  • Percepção social;
  • Sentimentos;
  • Resolução de problemas complexos;
  • Relacionamentos.

Em contrapartida, executamos atividades que podem ser delegadas para sermos mais eficiente:

  • Ler e-mails;
  • Extração de informações relevantes de documentos;
  • Tomar decisões com base em riscos e políticas;
  • Interagir com trabalhadores humanos.

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